HERBANARIUM: Alcaçuz

(Periandra dulcis).

 

5eb8a11fa79860dc2c05fce7d20a5b9686d13c12FAMÍLIA: Leguminosas

OUTROS NOMES: Periandra, uruçu-huê, alcaçuz-da-terra, raiz-doce.

DESCRIÇÃO: O alcaçuz é um arbusto que dá em campos altos e pedregosos. Abundante em Minas. Folhas compostas. Folíolos oblongos ou lanceolados, glabros, com nervura saliente. Flores com racimos terminais. Raiz adocicada.

USO MEDICINAL:   É uma planta resolutiva, laxativa, diurética, expectorante, calmante. Usa-se nas inflamações do ventre e das vias urinarias, nos defluxos, catarros crônicos, congestão hepática, dispneia.

A raiz seca, reduzida a pó, e misturada com um pouco de farinha de trigo, aplica-se, em forma de cataplasma, sobre as partes afetadas pela erisipela, para acalmar a dor.

PARTE USADA: Raiz, por decocção.large54259

DOSE: Normal.

UTILIDADE MÁGICA: Por ser uma raiz muito utilizada no combate de problemas respiratórios e seus efeitos tranquilizadores, é muito relacionada ao elemento ar (Mercúrio). Então antes de meditações e utilização de oráculo, tome o chá desta planta.

Se você quer adoçar uma pessoa, faça o chá visualizando a pessoa te tratando de forma mais serena e a ofereça o chá de Alcaçuz com alecrim, adoçado com mel. É “tiro e queda” para que a pessoa se torne mais amável.

E por hoje é só!

 

Escrito por: Erebos Narcissus

Email para contato: bruxariaparahomens.bph@hotmail.com

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de 19 de Fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem prévia consulta e autorização do Autor.


Deixe um comentário